Skip to content

Top 3 de 2012 e expectativas para 2013

27 de dezembro de 2012

Olá, queridos e queridas! Fim de ano, todo mundo de férias (menos eu e meus colegas das federais pelo Brasil, estamos ajudando nossa classe docente e calendário a se recuperar dos prejuízos da última greve, e ganhei um mero recesso), raros comentários aqui no blog… Mas mesmo assim, não poderia deixar de passar aqui ainda antes do fim do ano para dizer a meus leitores e leitoras que espero que o Natal tenha sido bom, e que o Ano Novo traga só alegrias e esperanças (também literárias!).

2012 foi um ano notável para mim e minha relação com os livros mudou para sempre. Decidi adquirir um hábito de leitura constante, começar a conhecer o universo dos quadrinhos alternativos e autobiográficos e criar um blog para relatar tudo isso. Aqui estamos! E já que a linha do blog fica entre clássicos – fantasia – quadrinhos, decidi eleger uma obra em cada categoria para ganhar meu “troféu” de leituras do ano . Não foi muito difícil, já que meu ritmo de leitura não é lá dos mais vorazes… ainda.

E então, vamos lá?

* * *

Melhor clássicoBlack Beauty (Beleza Negra), Anna Sewell

O doce romance de Sewell já está no meu hall de leituras inesquecíveis. A autobiografia do inocente cavalo Black Beauty, além de sensivelmente construída e recheada de episódios cruéis e inspiradores, me fez repensar a própria maneira de encarar as adversidades. Lembro de ter lido os parágrafos finais em casa, só, e por isso mesmo o fiz em voz alta. Não pude segurar as lágrimas…!

Leia a minha resenha aqui

* * *

Melhor fantasiaThe Fellowship of the Ring (A Sociedade do Anel, J.R.R. Tolkien

Essa já era de se esperar, afinal, creio que são poucas as leituras de fantasia que podem bater um clássico tão absoluto no gênero quanto The Lord of the Rings ). Em 2012 li a primeira parte da obra, e já estou na metade da segunda. Descrições detalhadas que quase nos fazem enxergar as paisagens, personagens notáveis, canções adoráveis (que nos aparecem como poemas, obviamente), diálogos marcantes e lições nem um pouco dispensáveis. Esse foi meu segundo Tolkien (depois de O Hobbit). Valeu a pena adentrar de cabeça o universo que tanto me chamou atenção há alguns anos.

Leia a minha resenha aqui

* * *

Melhor quadrinhoGen Pés Descalços v.1, Keiji Nakazawa

Nesse primeiro ano, tive ainda muito pouco contato com os grandes clássicos dos quadrinhos, mas o primeiro volume do mangá Gen, minha última leitura finalizada do ano, me marcou de uma forma irreversível, principalmente por ser uma história autobiográfica sobre os horrores da bomba de Hiroshima. O artista viveu praticamente tudo que desenhou e narrou, o que confere uma força imensa à obra. O estilo simples e tocante de Nakazawa (que faleceu há somente 8 dias) conquistou adeptos para a paz mundo afora, em mais 10 milhões de cópias, e eu sou uma das mais novas entusiastas do grupo.

Leia a minha resenha aqui

* * *

Enfim, o blog se despede de 2012 com sensação de dever cumprido e muitas expectativas para o ano que vem. Obrigada a todos e todas, e que possamos continuar  unidos por nosso amor pelos livros.

Até ano que vem! ;]

8 Comentários leave one →
  1. 2 de janeiro de 2013 21:02

    O novo visual do blog está lindo, Jéssica! Passei para desejar um feliz ano novo, cheio de boas leituras e livros fofos! 😉

    • 3 de janeiro de 2013 12:03

      Obrigada, Lua querida!

      Desejo algo bem parecido pra ti, e que possamos continuar trocando nossas figurinhas.

      Beijão!

  2. 29 de dezembro de 2012 9:53

    Adorei o novo layout! 🙂
    Tenho que fazer uma retrospectiva litrerária lá no blog, mas ainda não tomei coragem… rsrs Esse ano foi de muitas releituras.
    Ler a Sociedade do Anel realmente marca. Vou ver se em 2013 invisto um pouco mais em quadrinhos, quero muito ler Retalhos. 😉

    Abs,
    Amanda Borges

    • 29 de dezembro de 2012 10:07

      Que bom que gostou do layout novo, Amanda! Também curti, acho que está bem mais clean e vintage (ou seja, próximo de mim)…

      Eu mesma vou ler Retalhos ano que vem, já está por aqui, mas tenho um medinho intenso dele (parece conter muitas bombas emocionais, hehe)!

      Um abração!

  3. 28 de dezembro de 2012 16:19

    Jéssica, eu simplesmente tenho de ler “Gen”, é um grande clássico e para quem gota de quadrinhos – em especial os japoneses – é uma leitura obrigatória. Não sabia que o autor havia falecido, é uma pena, e mais um motivo para saldar esta dívida.

    Um ótimo 2013 pra você, que seja repleto de boas leituras.

    • 29 de dezembro de 2012 10:05

      Obrigada, Luciano! Que seu ano novo seja cheio de leituras lindas e reveladoras!

      E, sim… você tem que ler Gen. Além de obrigatório, como você disse, é uma das experiências mais intensas do sofrimento humano que se pode ter com um livro.

      Abraço!

  4. bi001 permalink
    27 de dezembro de 2012 22:49

    Cadê as expectativas para 2013???

    • 28 de dezembro de 2012 11:42

      Reclamona, rs!

      Ok, então, minha mais nova comentadora de plantão, vou expor de forma mais concreta minhas expectativas, dê uma olhada mais tarde.

      Abraço.

      ;]

Seu comentário é muito importante para nós!

