Skip to content

Resenha: Edward Scissorhands (McFarlane, 2000) [action figure]

7 de setembro de 2012

Avaliação:

Oi, querid@s! Hoje venho trazendo pra vocês a avaliação de um dos meus maiores sonhos de consumo do ano: a action figure de 7″ do Edward Scissorhands (Edward Mãos-de-Tesoura), de 2000, da McFarlane. Há tempos tento comprá-la pelo Amazon americano, mas sempre descubro que nenhuma loja o entrega no Brasil.

Quem viveu na frente da TV nos anos 90 dificilmente não vai se lembrar do protagonista assustador (à primeira vista, só!), doce e talentoso de Tim Burton que ganhou uma cadeira de honra na Sessão da Tarde. Edward (Johnny Depp) foi a criação mais bela e completa de um inventor (Vincent Price) que vivia numa mansão gótica no alto de uma colina, e que morreu sem ter tempo de lhe implantar mãos humanoides. Condenado a viver para sempre com lâminas em lugar de dedos, ele é levado por uma bondosa vendedora da Avon (Dianne Wiest) para viver num subúrbio americano. Em meio ao encantamento, à curiosidade e à crueldade das pessoas, ele acaba se apaixonando pela jovem Kim (Winona Ryder).

O que o filme e o personagem representam pra mim (não é muito pouco, acreditem), deixo para outra oportunidade. Estamos aqui para falar da action figure lançada em 2000 pela McFarlane, em sua terceira série dos Movie Maniacs, em que personagens cinematográficos de horror ou góticos ganhavam forma.

Quando um colega que estava morando no estado de Washington se ofereceu para receber alguma compra minha, tive certeza do que queria! Meu Edward veio de uma loja de colecionáveis em Aurora, no Colorado. É uma peça rara cuja fabricação foi descontinuada. Paguei um preço excelente e nenhum imposto, mas já a vi sendo vendida aqui no Brasil por cerca de R$400,00.

Já que comecei por essa foto, vamos logo tratar dos extras da figura, que no caso é apenas esse míni-pôster com moldura que vocês veem. Sinceramente? Decepcionada. A moldura é muito bacana, com as caveirinhas e tal, mas o pôster é apenas um papel mal colado pela parte de trás. Não esperava um vidro, claro, mas podiam ao menos ter colocado uma chapa plástica para servir como proteção. É desajeitada, a coisa. Ainda estou pensando se ela merece posar ao lado da figura ou não. Mas vamos a ela!

De todas as figuras do personagem Mãos de Tesoura lançadas, somente duas, a meu ver, merecem respeito. E essas duas são da americana McFarlane. Uma delas possui 18″ e é articulada eletronicamente. E a outra é esta aqui, de 7″, com 11 pontos de articulação manual (acreditem, são poucos, já que quase todas as lâminas dos dedos têm mobilidade).

E ela é sensacional, extremamente detalhada (se pensarmos no figurino do personagem…!) e fiel à fisionomia de Johnny Depp emprestada à doce criatura de Tim Burton. Mesmo de longe, e mesmo em se tratando de uma figura pequena, percebemos de imediato que os traços fundamentais de Edward estão lá. É assim que deve ser uma figura bem executada. Se não pode pagar os direitos, não faça. Não faz sentido! Entendeu, Hot Toys?!

Bom, então vamos lá aos possíveis pontos negativos da figura. Nas resenhas pela rede afora, percebi algumas reclamações quanto à aplicação da tinta no rosto da miniatura. Já imagino o que pode ter desagradado: o aspecto sujo, manchado, falhado da aplicação. É, numa primeira olhada ao vivo, isso também me incomodou. Mas depois percebi que estava interpretando o fato de forma errada: a aplicação foi, sim, proposital, para dar aquele aspecto arroxeado à pele de Edward. E funciona muito bem. O rosto de Edward não tem a saúde de um pêssego maduro. Ele deve parecer doentio. Ponto para McFarlane!

Segundo ponto negativo também muito comentado pelos fãs, o cabelo. Exageraram um pouco no penteado. O pior são essas mechas caindo frente ao rosto da figura: se a olharmos de frente, não veremos seus olhos, porque ficam escondidos! Por isso estou posando minha figura sempre de lado, para que possam apreciar a fisionomia dela.

O terceiro e último ponto negativo é incontestável: a extrema fragilidade da figura. Pouco tempo depois de tirá-la da embalagem, descobri que havia quebrado os cabos das tesouras do lado direito, não me perguntem como! Foi preciso que meu namorado montasse uma verdadeira mesa cirúrgica para repará-los sem muito dano com cola e um pouco de tinta (amor é isso, se prontificar a “operar” os bonecos da namorada; obrigada, Destino). Enfim: dá medo de articular qualquer coisa que seja nele, sejam as lâminas, o pescoço ou os braços, porque temos a sensação de que mais alguma parte pode se romper. Na verdade, nem sei por quantos anos minha peça passou dentro da embalagem, e isso me preocupa mais ainda.

Nas botas, temos duas partes que merecem cuidado redobrado: a alça [?] (bota esquerda) e a agulha (bota direita). Parecem de papel, de tão delicados. Mas, será que isso poderia ser evitado? Penso que não. Foi uma execução primorosa, nosso cuidado também deve ser. Todo mundo sabe, ou deve saber, que figuras de ação são itens de colecionador, não brinquedos.

Espero que tenham gostado da segunda resenha de action figures do blog. Talvez demore bastante até ter outra, já que meu maior desejo até agora foi realizado com essa aqui.

Até o próximo post!

10 Comentários leave one →
  1. 19 de setembro de 2012 8:43

    Eu ainda acho o ET mais amigável, rs. Eu também achei os cabelos estranhos, mas os detalhes na roupa são tantos que a gente até deixa passar batido. Olha, se fosse eu morreria de medo de tocar em qualquer parte, sou mais que desastrado pra isso, e ainda por cima neurótico.

    Mais uma bela aquisição.

    • 21 de setembro de 2012 16:35

      Meu E.T. já é da família, Luciano, rs!

      Bom, como disse, a McFarlane não atingiu a perfeição nessa figura, mas fez um belo trabalho. Evito tocar nele mesmo, só quando vou limpar, com pincel de cerdas macias.

      Obrigada e volte sempre! ;]

  2. 18 de setembro de 2012 14:50

    Edward Mãos de Tesoura mora no meu coração!
    Gosto muito de action figures, mas os preços absurdos me impedem de comprar todas que gostaria. Essa sua é bem bacana (apesar do cabelo realmente parecer dreads, como disseram aí). Meu sonho de consumo é uma gigante do Alien. Um dia eu compro…
    bjo!

    • 21 de setembro de 2012 16:32

      Oi, Michelle! Seja muito bem-vinda! ^^”

      Pois é, ele é lindão mesmo! Por isso achei que valia a pena pagar o preço. Faço votos de que adquira seu Alien logo, logo.

      Abraço! ;]

  3. 14 de setembro de 2012 20:52

    This was Johnny Depp’s breakthrough performance, the first of his many offbeat roles and his first collaboration with Tim Burton

    • 22 de setembro de 2012 9:08

      Exactly!

      Edward Scissorhands is my favorite movie so far!

      Thank you for your comment! ;]

  4. 14 de setembro de 2012 16:52

    Poxa .. sou louco em “action figure”, mas sempre que vou comprar alguma eu mudo de idéia e compro mais livros .. =D
    Parabéns pela nova compra Jéssica! Mas essa ae eu passo .. hehe. Não que eu não goste do Scissorhands ae, mas as action figure que eu procuro são mais as de livro mesmo ..

    Gostei muito da nova foto do perfil 😉

    Inté a próxima.

    • 14 de setembro de 2012 21:27

      Interessante o que você falou sobre as action figures de livro, João. Tava pensando nisso um dia desses, são raras das que se baseiam na literatura apenas pra construir mais livremente a arte, né? A maioria busca apoio no cinema, quadrinhos…

      Tem também as action figures de autores, que são muito bacanas.

      Abraço e volte sempre. ;]

  5. 13 de setembro de 2012 14:55

    Jéssica, adorei a action figure, mas quando vi o cabelo, pensei que o Edward estava usando dreads. Penso também que se o cabelo fosse mais fiel, a peça seria ainda mais frágil (meio que não tem como fugir desses pontos negativos). Acho que da próxima vez que eu te visitar, não vou por você 😀

    • 13 de setembro de 2012 15:59

      Pois é, o cabelo é meio estranhinho mesmo… Mas ele é lindo, apesar disso!

      E quanto à visita, fica à vontade (pelo menos é sincera xD)!

      Beijão! ;*

Seu comentário é muito importante para nós!

