Skip to content

Etc: Adeus, Toxic Boy! :(

30 de abril de 2012

Queridos e queridas, este é um post bastante triste e meio revoltado. Não venho hoje aqui apenas chorar pitangas nas mangas dos meus leitores e leitoras (isso também, claro, permitam-me!), mas também alertá-los de que, comprar qualquer coisa que seja além de livros no exterior, ainda que nas melhores lojas, pode ser um problema.

Desde o começo do ano, como vocês sabem, estou construindo minha biblioteca pessoal. Minha meta é começar com uma estante, e quero que ela contenha não somente livros, mas também action figures (os famosos ‘bonequinhos’) relacionadas à literatura. E a minha primeira compra foi essa aí que vocês estão vendo logo abaixo, um personagem do livro de poemas The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories, do Tim Burton, que resenhei aqui: Roy, o Menino Tóxico.

Vocês não imaginam o quanto eu queria essa action figure! Quando a encontrei no Book Depository, sem frete, e por um preço razoavelmente pagável, comprei-a na hora, certa de recebê-la, já que os livros comprados lá sempre chegaram à minha porta. Ela foi despachada da Inglaterra no dia 9 de março e, mais de 40 dias depois, ainda não havia chegado.

Imaginei que ela pudesse estar retida pela Secretaria da Fazenda, para que eu pagasse algum imposto e pudesse retirá-la de onde quer que fosse. Tentei falar com funcionários de lá, mas nenhum deles pôde me ajudar, alegando que eu precisaria de um número de rastreio (o que o site não fornece) para localizá-la. Me disseram o mesmo no posto dos Correios de Fortaleza onde fica a alfândega. Enviei um e-mail para a loja, perguntando de que forma eles poderiam me ajudar. Me ofereceram outro idêntico (que provavelmente também não chegaria a mim!) ou o meu dinheiro de volta. Ainda não sei o que escolho.

Estou muito triste com o acontecido. A lição que fica de tudo isso, e o conselho que dou a todos e a todas, é evitar comprar produtos que não sejam livros em lojas estrangeiras. Sei que aqui no Brasil pagamos um absurdo por coisas que nos Estados Unidos encontramos por 10, 20 dólares, mas também não vale a pena passar por tanto aborrecimento. É realmente frustrante!

Não sei ao certo o motivo pelo qual meu Toxic Boy não chegou até mim, mas é certo que, aqui no Brasil, não estão nem um pouco interessados em me entregá-lo.

E isso é tudo, por agora. Espero que o próximo post seja bem mais otimista… Até o próximo correio ou resenha! :[

7 Comentários leave one →
  1. 30 de abril de 2012 19:59

    Oi Jéssica,
    na minha última compra no Book Depository eu tive o mesmo problema, mas com livros. Só que os livros chegaram uma semana depois de eu reclamar e eles devolverem o dinheiro (nem me perguntaram se eu queria esperar o reenvio dos livros). Aguenta aí, que deve estar tendo alguma lenga lenga nos correios, ministério da fazenda ou qualquer outro órgão responsável pelas importações. Eu tinha feito o meu pedido praticamente na mesma época.
    bjs,
    Amanda

    • 30 de abril de 2012 21:11

      Agora você me deu esperança, Amanda!

      Obrigada por compartilhar sua experiência! ^^

  2. 30 de abril de 2012 13:43

    Jéssica, muito chato isso! O recomendável é que você peça outro com o número de rastreio, mas com ele a probabilidade de você ser tributada pela receita aumenta muito. Bom, pelo menos você receberá seu produto. Eu não sei direito como isso funciona exatamente, mas me disseram que, se o produto é retido pela RFB para tributação, você recebe um comunicado na sua casa, e pode efetuar o pagamento da taxa de importação nos Correios (é o que me disseram). É uma pena, o BD sempre capricha nas entregas.

    Boa sorte com o próximo 😉

    • 30 de abril de 2012 21:04

      Dentro do meu coração ainda tenho uma pontinha de esperança de que me comuniquem algo, Luciano, rs!.. Eu pago a taxa, sem problema, mas queria meu bonequinho! ;/

      Vamos esperar! ;]

  3. bi001 permalink
    30 de abril de 2012 11:14

    Que chato, Jéssica! Será que você não pode pedir um número de rastreio para o novo boneco? Caso contrário, é melhor pegar seu dinheiro de volta…

Trackbacks

  1. Resenha: E.T. (Neca, 2012) [action figure] « Biblioluv

Seu comentário é muito importante para nós!

